Chico Rei

Chico-Rei



Ele era o rei bom e sábio de uma tribo no reino do Congo, África. Foi capturado com toda a corte por comerciantes portugueses e trazido, em um navio negreiro, como escravo para o Brasil. Entre os membros da família, somente ele e seu filho sobreviveram à longa viagem.
Todo o lote de escravos foi comprado pelo proprietário da mina da Encardideira. Trabalhando, Chico - como o chamaram no Brasil - conseguiu comprar sua liberdade e a de seu filho. Alguns dizem que seu dono dava pedacinhos de ouro por seu esforço e obediência, outros dizem que ele escondia o ouro no cabelo.
Aos poucos, conseguiu libertar sua corte e outros negros. O grupo vivia em irmandade adquirindo, assim, a mina da Encardideira, que diziam já não ter mais ouro na época. Mas em um sonho, Santa Ifigênia avisou que poderiam continuar escavando que iriam achar o que desejava. Os negros comandados por Chico-Rei, como passaram a chamá-lo, continuaram a escavação encontrando bastante ouro.
Chico Rei virou monarca em Ouro Preto, antiga Vila Rica em Minas Gerais no século XVIII. Ergueu a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, aonde iam em procissão no Dia de Reis dançando e tocando tambores. Cortejo que deu origem ao Congado.


Ilustração: Jader de Melo
Essa lenda nos foi lembrada por Ana Paula Ferreira - DF


0 comentários:

Postar um comentário