A Lenda do Sol



lenda-do-sol-indigena

Havia um tempo que só existiam estrelas pequeninas brilhando e iluminando a Terra, e com isso, apenas escuridão.
Certa vez, andando pela floresta, uma cunhazinha de uma pequena tribo se encantou por uma estrela especial. Ela se destacava de todas as outras devido à intensidade de seu brilho. Desde então, a cunhã passava horas olhando e dançando em homenagem a estrelinha.
Muitos dos índios de sua tribo acreditavam que ela estava provocando a ira dos deuses que davam comida e abrigo para a aldeia. Reuniram-se com o cacique e pais da indiazinha para discutir o que deveriam fazer, e decidiram que ela estava proibida de dançar, e se desobedecesse seria severamente punida, porque ela estava colocando em risco toda a aldeia.
De nada adiantou alertá-la, pois continuava dançando e desafiava a todos falando que aquela estrelinha ia crescer até ser capaz de iluminar tudo o que existia.
Irritado, o chefe da tribo expulsou-a da aldeia. A pequenina chorava muito, pois sabia que nunca mais veria sua família. No meio da floresta parou perto de um riacho e viu sobre a água a imagem da estrela. Com uma tristeza enorme, ela pulou de encontro ao reflexo e nunca mais submergiu.
A noite começou a virar dia. Os índios, assustados, cantavam e dançavam para seus deuses, procurando a salvação. Aos poucos, estavam suando, morrendo de calor e de sede. A estrelinha agora tinha um brilho tão forte que os índios que olharam para ela ficavam cegos.
Dizem que a pequena índia está com o astro rei. É só fechar os olhos quando o sol estiver bem forte e sentirá alguém passando por volta dele.
Essa é uma das lendas contadas pelos indígenas sobre o surgimento do Sol.
(Essa lenda nos foi lembrada por: Rafael Silva – Corporate - DF e Vanessa Marques – 2 de Julho - BA)
Ilustração por: Danielle PioliART

0 comentários:

Postar um comentário