Tarobá e Naipi



taroba-e-naipi

Os índios Caingangues, habitantes das margens do Rio Iguaçu, acreditavam que o mundo era governado por M’Boi, um deus que tinha forma de serpente, filho de Tupã.
Para M’Boi deixar os índios pescarem e viverem em paz, Igobi, o cacique da tribo, consagrou sua filha, Naipi, a mais linda das índias, ao tal deus.  A beleza da Naipi era tamanha, que os rios paravam quando a jovem se inclinava para ver sua imagem no reflexo da água.
Porém, a bela estava apaixonada pelo jovem guerreiro Tarobá e na festa de consagração, enquanto todos estavam distraídos, Tarobá fugiu com a mada numa canoa rio abaixo.
Na hora que M’Boi percebeu a fuga, ficou furioso. Penetrou as entranhas da terra e retorcendo seu corpo produziu uma fenda enorme, onde se formou as gigantescas cataratas conhecidas hoje como Cataratas do Iguaçu.
Envolvidos pelas águas, os fugitivos e a canoa caíram de uma grande altura, desaparecendo para sempre. Naipi foi transformada em uma das rochas centrais das cataratas. Tarobá em uma palmeira inclinada sobre a garganta do rio, onde debaixo acha-se a entrada de uma gruta vigiada eternamente por M’Boi.
(Essa lenda nos foi lembrada por: Sandra Model - MG)
Ilustração por: Dane D'Angeli

0 comentários:

Postar um comentário