Vitória Régia



lenda-folclorica-vitoria-regia


A Vitória-Régia é uma planta típica das águas amazônicas. Ela possui uma única e grande folha circular. Sua flor é branca e fica aberta apenas durante a noite, exalando divina fragrância adocicada.
Os tupi-guaranis dizem na lenda essa planta era uma bela índia chamada Naiá. Os pajés contavam que, ao despontar na noite, a deusa lua Jaci escolhia uma virgem índia e a levava consigo para ser uma estrela do céu.
Naiá, que era uma linda guerreira da tribo, vivia sonhando em ser levada por Jaci. Todas as noites ela andava pelas matas à espera da grande deusa, mas o tempo ia passando e a deusa não a escolhia. Uma noite, parada à beira de um lago, viu refletida na superfície da água a imagem da lua. Imaginando que estava ali para buscá-la, Naiá atirou-se nas águas profundas e desapareceu.
Então, Jaci, agradecida, recompensou o sacrifício da bela índia transformado-a na única e perfeita “estrela das águas”. Assim, nasceu a Vitória-Régia, cuja flor apenas se abre para exalar seu perfume na presença de sua lua amada.
Essa lenda foi lembrada por Carlos Henrique Leal – Ed. Funcef Center – SP
Ilustração por: www.caetanocury.com.br

0 comentários:

Postar um comentário