Peida Brasa - O Arraial da Sacizada



lenda-folclorica-peida-brasa

Certa vez, lá pras banda de Ouro Fino, no pé de uma de suas montanhas, na fazenda do Sêo Tônico Maciel, fizeram um mutirão pra apanhar café. Era pra mais de 50 pessoas na lida. Na hora do almoço, vários meninos levaram o almoço pra peãozada.
Um deles, o pretinho conhecido como Peida Brasa, foi e não voltou. A noite chegou, e nada do menino aparecer. Como era muito levado, acharam que era mais uma das suas traquinagens.
Havia completado 7 meses do desaparecimento do menino, quando em um belo dia o Zezé, filho do Sêo Tônico Maciel, passando a cavalo pela mata, escutou algumas risadas e viu alguém jogando pedra no cavalo. Para seu espanto era o Peida Brasa. O menino, muito assustado, não dizia coisa com coisa, mas foi levado e entregue aos seus pais.
Depois de uma semana, ele começou a contar que quando se perdeu acabou indo parar em um lugar muito bonito, cheio de casinhas, e com muitos meninos pretinhos que nem ele, brincando e fazendo bagunças. Como ele gostava das brincadeiras, gostou da hospitalidade e foi ficando.
Disse que não se lembrava de muitas coisas, mas um detalhe ficou gravado em sua memória: de todos os meninos daquele lugar, apenas ele tinha as duas pernas.
Até hoje, já velhinho, o Sêo Zezé garante que onde o Peida Brasa esteve era o Arraial da Sacizada.
(Essa lenda nos foi lembrada por Waguinho Marinelo - MG)
Ilustração por: Dane D'Angeli

0 comentários:

Postar um comentário