São Sepé

são-sepe-lenda


Essa lenda surgiu no século XVIII, na região dos Sete Povos das Missões, em meio à Guerra Guaranítica - conflito entre portugueses, espanhóis e índios guarani, causada pelas demarcações do Tratado de Madrid, que exigiu a retirada da população guarani, e dos missionários jesuítas espanhóis, para ocupação dos portugueses.
Os índios guarani possuíam um dos maiores combatentes e estrategistas, que já existiu, como líder, Sepé Tiaraju. Catequizado pelos Jesuítas - seu nome cristão era José - sabia ler e escrever, possuía treinamento militar e exercia grande influência sobre os comandados.
Segundo a lenda, Sepé era predestinado por Deus, nasceu com um lunar na testa. Nas noites escuras e no combate, o lunar de Sepé brilhava e guiava os soldados.
Os guaranis resistiram durante anos, até a batalha de Caiboaté, quando morreu Sepé Tiaraju. Depois de morto, Deus tirou o lunar da testa e colocou no céu do pampa, para ser o guia dos gaúchos, o Cruzeiro do Sul.
São Sepé, como ficou conhecido, é considerado um santo popular, virou personagem lendário do Rio Grande do Sul. É-lhe atribuída a famosa exclamação: "Esta terra tem dono!".
(Essa lenda nos foi lembrada por Adão Pereira - DF
Ilustração por: Danielle PioliART

0 comentários:

Postar um comentário