Lenda dos Tuiuiús



lenda-tuiuius-folclore

Existe uma lenda indígena que conta o porquê da expressão triste dos tuiuiús. Essas aves são símbolo do pantanal e as maiores aves que voam na planície pantaneira. Suas asas abertas têm quase três metros, de uma ponta a outra. Eles são parentes da cegonha, e, como ela, são chamados de aves pernaltas, por causa das pernas muito compridas.
Havia um tempo em que esses animais quando estavam com fome iam pedir alimento a um casal de índios que moravam próximos ao rio. Os dois eram amantes dos animais, mas tinham um apresso maior pelos tuiuiús. O guerreiro índio sempre deixava uns peixes reservados para as aves.
O casal vivia um amor sublime, entre eles e com a natureza. Quando a morte chegou, levou os dois juntinhos e já velhinhos. Os encontraram abraçados na rede com as faces tranquilas. A tribo, em homenagem ao sentimento que tinham pelos animais, os enterrou no local onde alimentavam os bichos.
Os tuiuiús ficaram por muito tempo sobre o monte de terra que cobria os corpos do casal, esperando que de lá saíssem algumas migalhas para alimenta-los. Como isso não ocorreu, ficavam cada vez mais tristes, olhando em direção ao chão.
Contam que é por esse motivo que os tuiuiús parecem estar sempre tristes, olhando em direção ao solo. E, como o casal de índios, os tuiuiús são fiéis ao seu parceiro, vivendo juntos por toda a vida.
(Essa lenda nos foi lembrada por: Níora Balbino - DF)
Ilustração por: Danielle Pioli ART

0 comentários:

Postar um comentário