A Acaiaca

lenda-folclorica-a-acaiaca

Conta-se que no Arraial do Tijuco, hoje Diamantina, havia um frondoso cedro que os índios, tinham grande veneração, chamado por eles de “Acaiaca”.
Certa vez, o rio Jequitinhonha inundou toda a região. Escapou apenas um casal de índios, subindo na Acaiaca. Após as águas baixarem, começaram a povoar novamente a terra. Por isso, os índios acreditavam que se um dia a Acaiaca desaparecesse, a tribo também desapareceria.
Sabendo desta superstição, os tejuquenses, que viviam em constante conflito com a tribo, aproveitaram enquanto os bugres festejavam o casamento da filha do cacique,  a bela Cajubi, para derrubar e atear fogo na majestosa Acaicaca.
Cumpriu-se então a profecia. Com a tragédia, os membros da tribo começaram a brigar entre si, resultando em uma luta sangrenta com muitos mortos. Nesta noite, uma tempestade caiu sobre o arraial destruindo tudo. O cacique em fúria amaldiçoou todos os tejuquenses.
A partir do dia seguinte foi encontrado diamantes, motivo do castigo. O sofrimento veio com as duras leis que a Coroa Portuguesa impôs ao povo do Arraial do Tijuco.
Cajubi ficou encantada em forma de onça. Aparecia andando ereta com a cabeça de uma onça, tentando impedir os garimpeiros de coletar os diamantes.
(Essa lenda nos foi lembrada por Niora Balbino - DF)
Ilustração por: Dane D'Angeli

0 comentários:

Postar um comentário