Tamba-Tajá



 lenda-tamba-taja
A Tambatajá é considerada amuleto do amor pela população amazônica ribeirinha. Sua lenda conta a história de um amor imensurável entre um casal de índios de tribos inimigas.  Uiná, belo e corajoso guerreiro da tribo Taulipang e Acami, linda cunhã da tribo Macuxi.
Enfrentaram os costumes, fugiram juntos, viveram felizes e nunca se separaram. Mesmo após a paralisia de Acami, causada após a complicação no parto, do qual seu filho nasceu morto, seu companheiro, Uiná, arrumou um jeito. Teceu uma tipóia e amarrou-a as suas costas, levando-a para todos os lugares que andava.
Certo dia, porém, o índio sentiu que sua carga estava mais pesada que o normal e, ao desamarrar a tipóia, constatou que a sua esposa estava morta. Não havendo mais razão para viver, Uiná enterrou-se com a amada.
Quando chegou a lua cheia, os índios das tribos rivais encontraram apenas os adereços do casal e no local uma moita de um verde brilhante jamais visto. Planta de folhas triangulares, trazendo em seu verso outra folha de tamanho reduzido, cujo formato se assemelha ao órgão genital feminino.
Foi assim que nasceu a Tambatajá, do amor que venceu a morte e renasceu em uma planta. Os amazonenses costumam cultivá-la atribuindo-a poderes místicos do amor.
(Essa lenda nos foi lembrada por David Añaña - DF)
Ilustração por: Dane D'Angeli

0 comentários:

Postar um comentário