Uirapuru



uirapuru lenda


Nos embrenhes da floresta amazônica, seus nativos relatam que, quando o Uirapuru canta, toda a floresta fica em silêncio. Dizem que ele é mágico, traz sorte e quem o encontrar pode ter um desejo realizado.
A lenda sofre variações. No Norte do Brasil, diz a lenda que o Uirapuru era um jovem índio guerreiro que se apaixonou pela esposa de um cacique muito violento. Por puro medo e sem esperanças de um dia casar-se com seu amor, ele se contentava em apenas admirá-la. Mas um dia, já cansado de sofrer, Uirapuru pediu ao deus Tupã que o transformasse em um pássaro, para que ele pudesse se aproximar e cantar para sua amada.
Então, atendendo ao seu pedido, Tupã o transformou em um pássaro cor de telha e o dotou de um dos mais belos cantos da floresta. 
Contam os vividos no Sul do Brasil que o Uirapuru era, na verdade, uma índia chamada Oribici, que também foi transformada em um pássaro por sofrer de amor. Ela se apaixonou por um cacique e teve que disputar o amado com outra índia, numa competição de pontaria com arco e flecha. Oribici perdeu e então pediu a Tupã para ser um pássaro. Assim, todos os dias ela ia ver o amado, apesar do cacique ser apaixonado por sua companheira. Tupã, por ver Oribici chorando muito por seu amor, concedeu-lhe então seu canto doce e melódico.

Essa lenda foi lembrada por Sônia Rodrigues – Corporate Goiânia - GO
Ilustração por: www.caetanocury.com.br

0 comentários:

Postar um comentário