A Mulher de Duas Cores



mulher-de-duas-cores-lenda

É uma assombração que aparece de dia nas estradas de Minas Gerais, fronteira com São Paulo, ou dentro das pequenas matas. Veste roupa de duas cores e limita-se apenas a atravessar o caminho, silenciosa, sem olhar para os lados nem para ninguém.
Segundo a lenda, na região, a filha de um fazendeiro mantinha um namoro escondido com um escravo de seu pai. Até que a moça engravidou e fugiu com seu amado para o quilombo.
A mãe do escravo com ódio do acontecido resolveu fazer um ritual de macumba para que a criança não nascesse. O fazendeiro contratou uma feiticeira europeia para que, também, o bebê não vingasse.
Mesmo assim uma linda menina veio ao mundo, mas estranhamente com duas cores. A metade do corpo branca e a outra metade morena, e por isso foi batizada com o nome de Branca Morena. A menina sempre usava roupas de duas cores: preto e branco, vermelho e azul, verde e rosa, etc.
Com medo do preconceito que a criança sofreria, mesmo após a abolição da escravatura, seus pais nunca a deixaram sair do quilombo. Porém, aos quinze anos de idade fugiu. Foi parar numa cidade à noite. Entrou em uma casa sem bater, esbarrou em um vaso e fez o maior barulho. O morador achando que se tratava de uma assombração diabólica amarrou-a, colocou-a em um saco e em seguida a matou e jogou a pobre da menina na estrada.
(Essa lenda nos foi lembrada por: Patrícia Cristina - MG)

Ilustração por: Dane D'Angeli

0 comentários:

Postar um comentário